O time composto por enfermeira, técnica de enfermagem e um agente de saúde, está indo até as comunidades rurais, evitando assim que a paciente precise se deslocar até a cidade.
Mulheres da zona rural fazem o exame sem precisar ir até a cidade
As mulheres que residem na zona rural do município de Campo Grande e que não realizaram seu exame citopatológico de colo uterino, estão tendo uma oportunidade de fazê-lo, isso sem precisar se deslocar até a cidade.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está enviando uma equipe para realizar o exame. O time composto por enfermeira, técnica de enfermagem e um agente de saúde, está indo até as comunidades rurais, evitando assim que a paciente precise se deslocar até a cidade.
Para o Prefeito Bibi de Nenca, ações de prevenção como essa são muito importantes. O gestor ainda destaca que o cuidado com a saúde é a demonstração do respeito que sua gestão tem para com seu povo.
O exame citopatológico é indicado para a população feminina entre 25 a 64 anos. O teste busca detectar alterações nas células do colo do útero que possam indicar a presença de lesões precursoras do câncer ou do próprio câncer. O exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente.