No dia 03 de Março, o transporte escolar responsável pelo translado dos alunos residentes nas comunidades de Caiana, Aroeiras, Cabeça do Boi, Lagoinha e Bom Jesus ao chegar na cidade com alunos matriculados no turno vespertino, foi para a cidade de Mossoró para uma oficina. O mecânico responsável nos comunicou que o outro ônibus já estava pronto pra retornar para Campo Grande, assim, o que havia trazido os alunos das comunidades acima mencionados ficaria na oficina e o que já estava pronto, seria o que iria transportar os alunos no retorno a suas casas.
Chegando em Mossoró, o motorista constatou que o outro ônibus ainda não havia concluído o serviço, havendo assim, atraso no retorno para Campo Grande. Reconhecemos o atraso e sabemos que de fato não deve se repetir, no entanto, também informamos que houve uma mal comunicação por parte da oficina mecânica em avisar que o ônibus já estava liberado, já que o mesmo ainda estava concluindo o serviço.
É necessário, esclarecer também, que a secretária de educação, assim que tomou conhecimento do problema tentou solucionar da melhor forma possível os transtornos, sendo que, nosso município não dispõe de um ônibus extra para solucionar de imediato casos como o ocorrido. A alternativa seria esperar um outro ônibus que já estivesse fazendo sua rota cotidiana (que acarretaria na mesma espera) ou esperar o que oficina liberou chegar. A espera seria a mesma.
Quanto ao estado físico do ônibus, informamos que em todos os ônibus do transporte escolar estão sendo realizadas todas as revisões da parte mecânica. Quanto aos estofados (rasgados) a secretária informa que temos previsão de recobrir os assentos (danificados pelos próprios alunos que são os beneficiados direto pelo transporte) durante este ano. A nossa frota de ônibus escolares já tem quase 10 anos de uso, sendo utilizados em uma extensa zona rural, assim a cada ano, de fato os veículos apresentam deficiências em estrutura. Informamos também, que ônibus utilizado no retorno dos alunos é o ônibus fixo responsável pelo transporte de todos os alunos daquele região para a Escola Municipal do Bom Jesus. O zelo dos bens públicos é de responsabilidade de todos nós (poder público e beneficiários), temos ciência de nosso parte e queremos que nossos alunos atendidos tenham também. Quanto a poeira, são transporte utilizado na zona rural diariamente, seria difícil mantê-lo sem poeira. Mesmo diante, dos problemas financeiros vividos por todos os município brasileiros, temos feito o possível para atender bem é adequadamente a todos que são atendidos pelos serviços públicos do nosso município.
Assim, pedimos desculpas aos alunos atendidos pelo transporte escolar pelos transtornos ocorrido no dia 03/03 e desde já deixamos informamos que estamos diariamente buscando as melhores alternativas para melhor atender a demanda dos alunos campo-grandenses.
Atenciosamente,
Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer (SEMEC)