NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 3 dia(s)

Saúde realiza dia D para vacinação contra Influenza (H1N1)

A ação contou com adesão satisfatória da população que compareceu aos locais de vacinação.

#Cultura Há 5 dia(s)

Biblioteca do Sesi em Campo Grande é premiada

O fluxo de visitas na biblioteca foi um dos critérios utilizados para a premiação, que nesse trata-se de R$ 5 mil em acervo.

#Tecnologia Há 9 dia(s)

Adesão ao TeleNordeste possibilitará consultas com especialistas

De início, serão oferecidas consultas com 14 especialistas, via telemedicina.

#Saúde Há 10 dia(s)

Ações do PSE leva informação sobre cuidados e prevenções com a saúde bucal

A ação realizada na creche, buscou identificar sinais e sintomas relacionados a alterações observadas em educandos matriculados na unidade.

#MeioAmbiente Há 14 dia(s)

Ação ecológica trocará material reciclável por mudas

O evento acontece no próximo domingo (07) a partir das 7 horas, na Praça João do Vale e conta com a parceria da gestão Construindo o Futuro

#Melhoria Há 15 dia(s)

Melhorias nas estradas usadas para o transporte escolar

A equipe municipal realizou melhorias nas vias de acesso, recuperando trechos prejudicados pelas chuvas intensas que caíram em nosso município nas últimas semanas.

#Administração Há 17 dia(s)

Prefeitura recebe reconhecimento por excelência em compras públicas

Para o Prefeito Bibi de Nenca, o reconhecimento é um estímulo a seguir trabalhando duro em prol do desenvolvimento do município.

#AssistênciaSocial Há 21 dia(s)

A Prefeitura distribuiu peixes para a Semana Santa

Uma forma de garantir uma Semana Santa mais especial e nutritiva para todos.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito