ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOAQUIM LEAL PIMENTA RECEBE CADEIRA DE RODAS, NUMA INICIATIVA DA PREFEITURA MUNICIPAL, EM PARCERIA COM SECRETARIA DE SAÚDE E UNIDADE ESCOLAR

Assegurar as condições de inclusão tem sido um dos motes da Educação no município de Campo Grande/RN. Olhar a escola como ambiente educativo inclusivo requer condições que garantam o acesso e a participação autônoma de todos os alunos às suas dependências e atividades de formação. Foi pensando no acolhimento às diferenças sem restrições, que o aluno Carlos Arthur Menezes da Silva teve hoje (sexta, 06/04) um gesto voltado para garantia de sua dignidade, ao receber uma cadeira de rodas infantil, um instrumento deveras importante para quem tem a mobilidade reduzida. A iniciativa se efetiva numa parceria entre a Prefeitura de Campo Grande/RN, Secretaria de Saúde e Escola Municipal Professor Joaquim Leal Pimenta.

CONTEXTUALIZANDO... 
O aluno Carlos Arthur Menezes da Silva, matriculado na Escola Joaquim Leal Pimenta, na Educação Infantil (Pré-Escola I), portador de deficiência múltipla, apresenta comprometimento no desenvolvimento da aprendizagem e na capacidade administrativa e por não possuir meios de se locomover, dentro e fora de sala de aula, tem se constatado um complicador em sua rotina, uma vez que a referida criança, dentro de sua sala, quando não é carregado no colo da professora ou de sua auxiliar, vem se mantendo exposto sobre um colchonete. Frente a este quadro, a Gestão escolar – tendo à frente o Diretor José Jales de Souza - com um olhar especial voltado para a dificuldade de locomoção do estudante do Pré-1, mobiliza os órgãos competentes - Prefeitura e Secretaria de Saúde - à tomada de uma ação de cidadania para com esta família.

Num momento de muita emoção, estiveram presentes ao ato de entrega, os pais de Carlos Arthur – Arnilson da Silva e Lourena Menezes, sua professora Lourdinha Lopes, a Equipe de Gestão Escolar José Jales de Souza e Ozana Vieira, a Equipe de Secretaria e Supervisão Escolar, os Secretários Municipais de Administração, de Saúde e de Desenvolvimento Econômico: Adriana Alves, Marcelo Véras e Jonhson Gois, o Gestor Municipal Manoel Véras e a Secretária de Desenvolvimento Social.

Durante a entrega, o Prefeito Manoel Véras ressaltou: “Precisamos buscar as soluções para garantir que os serviços cheguem à população. Esse é o papel de todos nós que estamos na prefeitura e as secretarias estão focadas neste objetivo e unidas para promover a inclusão e, nesse caso tão especial, a acessibilidade para que o pequeno Carlos Arthur possa ir e vir. A gente constrói é com a inclusão e é isso que viemos afirmar aqui hoje”.

Uma ação responsável da Administração “Trabalhando com o povo” que promove melhor qualidade de vida a partir da garantia de acessibilidade e que faz toda a diferença na vida do pequeno estudante e de toda a sua família.